- Ano: 2011
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Fotografias:David Helman, Positif
Descrição enviada pela equipe de projeto. Reunido em torno de um único conjunto de equipamentos, dedicado às funções da cultura e educação, deseja-se criar equipamentos públicos unificadores para iniciar uma renovação urbana. O centro educacional e cultural é composto por sete entidades organizadas em torno da mesma espacialidade: uma escola com jardim de infância e escola primária, edifício de recuperação, uma creche, uma biblioteca e uma sala de eventos.
A implantação do edifício principal está estrategicamente localizada no coração do terreno e o layout cria uma praça que marca o espaço público. Em seu limite norte existe um caminho pedonal proposto ao longo das margens de um córrego. O projeto centra-se nos aspectos complementares dos programas individuais para sete entidades, bem como a natureza compartilhada do pátio de entrada e sua circulação. O projeto distribui as diversas entidades em todo o terreno a partir do pátio para além do rio.
As entradas para a escola e biblioteca são grandes espaços de pé-direito duplo, comum a todos os equipamentos. O tratamento geral da fachada reforça o tema de um conjunto funcional, junto da utilização dos materiais. As salientes lajes de concreto tecem um bloco ao outro.
Dentro das dobras de concreto, os elementos de fachada são transparentes ou perfurados: marcenaria preta envernizada fixa, brise-soleil vertical e madeira ripada. Só o edifício da biblioteca difere dos outros, sua "pele de liga de cobre (dourado) consta de tiras dobradas e perfuradas. Usando um metal microperfurado, o interior recebe uma luz suave, proporcionando a transparência do entorno circundante.